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Lubrificantes Repsol

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Têm dúvidas?

Existem numerosas possibilidades de definir um óleo lubrificante; apesar de ser de forma resumida e de um ponto de vista industrial, podemos dizer que é uma substância que reduz o atrito quando se interpõe entre duas superfícies com movimento relativo. Serve para:

  • Reduzir a fricção entre duas superfícies metálicas.
  • Proteger os órgãos mecânicos do desgaste e da corrosão.
  • Limpar e refrigerar os motores.
  • Vedante entre os segmentos/pistões e as camisas, com o fim de evitar as fugas de gases produzidas na câmara de combustão.

Caso seja necessário misturar dois lubrificantes diferentes para completar o nível de óleo, recomenda-se a selecção de um com a mesma qualidade. Deverá logo que possível realizar a mudança completa do lubrificante, assim como do filtro de óleo, para o indicado no manual do veículo.

A distinção de óleo de sintético ou mineral relaciona-se com o método de obtenção do componente principal, o óleo base. Quando se obtem via refinação convencional do petróleo estamos na presença de um óleo mineral. No caso de haver processos quimicos e/ou de síntese diferentes da refinação falamos de um óleo sintético.

O termo sintético não é indicativo da qualidade do lubrificante. A qualidade é testada em laboratório e ensaios de motor, que o lubrificante deverá superar durante o seu desenvolvimento/funcionamento, e não em função das matérias primas utilizadas no fabrico do lubrificante.